O Município

  



 O nome Palmares teve origem porque nas redondezas haviam grande quantidade de butiazeiros formando as butiatuvas ou butiatubas, família das palmáceas, que se adaptavam bem ao solo e ao clima da região. A presença de abundantes butiazeiros apenas ali, desaparecendo esta vegetação em regiões circunvizinhas, supõe a ocupação periódica deste local por índios guaranis que viajavam pela orla marítima, procurando locais que se encontrasse alimento e também proximidade às águas doces.


   A adição do termo "do Sul", se deu porque, por volta de 1944, surgiu uma ordem Federal de que não poderia haver, dentro do estado ou País, cidades de nomes semelhantes. Os campos que hoje compõe o município de Palmares do Sul foram doados através de sesmarias, a imigrantes portugueses que comprovaram ao Rei de Portugal ter condições de explorá-los promovendo a sua ocupação.


  A primeira divisão administrativa do Estado ocorreu em 1809, quando os campos de Palmares ficaram pertencendo ao município de Santo Antônio da Patrulha. Naquela época, existiam também, na faixa litorânea norte, Conceição do Arroio (futura Osório) e Mostardas.


   Ainda no período do Brasil império, foi criado o distrito de Palmares do Sul, pertecente ao município de Vila Conceição do Arroio, emancipado de Santo Antônio da Patrulha. Acampado, freqüentemente, no mesmo espaço, criou-se uma vegetação característica, composta de butiazeiros, vegetação que cresce esparsadamente formando os palmares, daí o nome do local: Palmar, Palmares.

   Economia

   Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal.
Está sendo construido um Parque de Energia Eólica, que quando concluído em 2012, deverá contar com 25 Aerogeradores e potência de 50MW. Atualmente já existe 15 aerogeradores em funcionamento. Este trará impacto econômico positivo a riqueza do municipío.


   A População e àrea

   A População Total do Município é de 10.971 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2010).

   Sua Área é de 946,24 km² representando 0.3519% do Estado, 0.1679% da Região e 0.0111% de todo o território brasileiro.
Ano de Instalação: 1982 Microrregião: Osório Mesorregião: Metropolitana de Porto Alegre Altitude da Sede: 9 m Distância à Capital: 73.5645Km Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

 



PRAÇA CENTRAL E AO FUNDO IGREJA SÃO JOSÉ

RIO PALMARES

PONTE VELHA (hoje encontra-se em ruínas)